segunda-feira, 28 de abril de 2014

Repolho na manteiga

Ingredientes:

1/2 repolho picado
Sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1 colher (de sopa) bem cheia de manteiga
2 colheres (de sopa) de salsinha e cebolinha verde picadas

Modo de fazer:

Reparta o repolho ao meio e retire o miolo duro e as folhas externas. Em seguida, corte o repolho em pedaços de, aproximadamente, 4 cm (na verdade, não importa muito o tamanho e a forma, desde que os pedaços  sejam parecidos uns com os outros. Desta forma, o cozimento se dará por igual e o repolho não passará do ponto). Despeje o repolho em água fervente com 2 colheres de sal e deixe cozinhar por, aproximadamente, dois minutos. Escorra bem e reserve.
Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente o repolho, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture e desligue o fogo. Junte a salsinha e a cebolinha verde picadas. Sirva quente.


Feijão gordo.

Ingredientes:

500 g de feijão branco
1/2 linguiça calabresa cortadas em rodelas
100 g de bacon cortado em cubos de 2,5 cm
250 g de panceta cortada em cubos de 4 cm
400 g de cambito
7 dentes grandes de alho amassados

Modo de fazer:


Escolha e lave bem o feijão, colocando-o, em seguida, na panela de pressão. Cubra com água até chegar,  aproximadamente, 18 cm acima do nível do feijão. Acrescente o bacon, a panceta, a linguiça calabresa e 2 dentes de alho picados ao meio. Tampe a panela e leve ao fogo. Quando a panela começar a "apitar", abaixe o fogo e deixe o feijão cozinhar por 30 minutos. Enquanto isso, ferva os cambitos em uma panela, trocando duas vezes a água do cozimento. Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão para poder destampar. Destampe a panela e acrescente os cambitos.  Tampe a panela e leve ao fogo novamente, deixando cozinhar por mais 30 minutos após a panela começar a "apitar". Ao término desse tempo, desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão para poder destampar. Em outra panela, frite 5 (cinco) dentes de alho bem amassados em 5 (cinco) colheres de óleo. Quando o alho começar a dourar, acrescente todo o feijão cozido com os cambitos, bacon, panceta e calabresa, além do sal a gosto. Deixe ferver por, aproximadamente, 5 (cinco) minutos ou até o feijão engrossar.


Costela da roça

Ingredientes:

4 kg de costela bovina picada
10 dentes de alho levemente amassados e, depois, picados
8 colheres (de sopa) de óleo
1 cebola grande picadinha
Sal a gosto
5 colheres (de sopa) cheias de salsinha e cebolinha verde

Modo de fazer:

Em uma panela grande, refogue no óleo 1/2 da cebola picadinha e o alho até que comecem a dourar. Acrescente as costelas picadas, o sal e mexa bem. Deixe a costela refogar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Assim que as costelas estiverem bem douradas, acrescente água fervente até cobri-las e acerte o sal.Tampe a panela e deixe a costela cozinhar, em fogo baixo, até ficarem bem macias. Nesse intervalo, vá picando a outra metade da cebola na panela (isto engrossará o caldo e dará um gosto especial à costela). Quando ela estiver bem macia, quase soltando do osso, desligue o fogo e junte 2 rodelas de cebola e  salsinha e cebolinha verde picadas.


Dica 1: Para acelerar o processo de cozimento, você pode optar por cozinhá-la na panela de pressão (também em fogo baixo). O tempo de cozimento varia de 45 a 60 minutos.

Dica 2: Se quiser pode colocar legumes depois que elas estivem cozidas.




Bolo de fubá cremoso.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de coalhada (leite azedo)
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras (chá) de fubá
20 gotas de baunilha
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
2 colheres (de sopa) cheias de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:


Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes acima, exceto o fermento químico em pó e o queijo parmesão ralado. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente o fermento e o queijo ralado e bata mais por mais alguns segundos. Despeje a massa em uma forma redonda untada com margarina e polvilhada com açúcar e leve ao forno pré-aquecido em temperatura baixa-média por, aproximadamente, 1 hora ou até que o bolo fique dourado. 


Bolinho de chuva

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 ovos (claras e gemas)
2/3 xícara de leite
6 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de sobremesa) rasa de fermento químico em pó
1 colher (de café) de essência de baunilha
1 pitada de sal
Óleo para fritar

Modo de fazer:


Em uma bacia, coloque um a um todos os ingredientes acima (menos o óleo) e misture muito bem. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o óleo, (faça o teste do palito de fósforo). Quando isso acontecer, retire a frigideira do fogo por aproximadamente 2 minutos (não mais que isso). Volte a frigideira ao fogo BAIXO e, com ajuda de uma colher, frite os bolinhos. Isso vai permitir que os bolinhos não fiquem queimados por fora e crus por dentro. Transfira os bolinhos para um refratário coberto com papel toalha. Assim que terminar de fritar, desligue o fogo e salpique canela e açúcar por cima deles.

* Teste do palito de fósforo

Coloque um palito de fósforo dentro da frigideira e só o retire quando ele acender (significando que o óleo está bem quente).


Bambá de couve

Ingredientes:

700 g de costelinha de porco
1 linguiça calabresa
3 dentes de alho amassados
1/2 cebola pequena
25 ml de óleo (7 colheres de sopa de óleo, aproximadamente)
500 ml de água
5 colheres (de sopa) cheias de fubá
1/2 copo americano de água
4 colheres (de sopa) cheias de cebolinha verde picada
2 folhas grandes de couve (ou 4 pequenas) rasgadas
Sal a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque o óleo, a cebola picada e o alho amassado. Assim que estes estiverem dourados, junte a costelinha, o sal e mexa, deixando a costelinha fritar até que fique bem dourada. Acrescente 500 ml de água fervente e, em seguida, as calabresas cortadas em meia lua (corte em rodelas e, depois, ao meio). Deixe ferver até que a costelinha esteja quase no ponto, ou seja, cozida, mas ainda firme. À parte, torre o fubá em uma frigideira até que ele fique bronzeado, mexendo sempre para ele não queimar (o que daria um gosto amargo ao prato). Assim que o fubá estiver torrado, jogue 1/2 copo americano de água em temperatura ambiente na frigideira e mexa até formar uma mistura homogênea. Junte a mistura à costelinha, que ainda está cozinhando, e deixe ferver e engrossar o caldo até a costelinha ficar macia, no ponto. Desligue o fogo, acrescente as cebolinhas verdes picadas e a couve rasgada. Tampe a panela por, aproximadamente, 5 minutos e já pode servir. 

 Dica 1: Caso você prefira o caldo menos grosso, diminua a quantidade de fubá (3 colheres, em vez de 5) e aumente a quantidade de couve rasgada.

 Dica 2: Cuidado na hora de colocar o sal na costelinha, pois a linguiça calabresa já é salgada.




Arroz Branco

Ingredientes:

4 xícaras (de chá) de arroz branco 
8 xícaras (de chá) de água em temperatura ambiente
12 colheres (de sopa) de óleo
Sal a gosto

Modo de fazer:

Coloque o arroz em um escorredor lave-o em água corrente, aproveitando para retirar eventuais sujeiras (pedrinhas, cascas ...). Deixe-o escorrer muito bem. Por cima do arroz lavado e ainda no escorredor, coloque 1/2 cebola pequena bem picadinha.Reserve.

Em uma panela, despeje, em óleo quente, o arroz com a cebola picadinha . Acrescente o sal e mexa sempre o arroz até que ele fique mais pesado e mude de cor. Adicione toda a água (em temperatura ambiente, ou seja, retirada da torneira ou, se preferir, do filtro). Corrija o sal e tampe a panela. Quando todo o líquido do arroz secar, destampe a panela e experimente para ver se ele já está cozido. Se o arroz ainda estiver duro, acrescente mais um pouco de água (faça isso aos poucos para não correr o risco de deixar seu arroz com cara de risoto). Assim que a água secar e ele estiver cozido e soltinho, desligue a panela.


Dica: Nunca misture o arroz durante o seu cozimento (somente na hora que estiver refogando)



domingo, 27 de abril de 2014

Arroz com suã


Ingredientes:

1 kg de suã de porco
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de óleo
3 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de arroz

Modo de preparo:

Tempere a suã de porco com o sal e a pimenta-do-reino. Em uma panela esquente o óleo e doure a suã. Acrescente o alho, frite e depois coloque água até cobrir a suã. Cozinhe até ficar macia, o que deve levar mais ou menos uma hora. Se for necessário, coloque mais água. Retire o caldo e reserve. Refogue o arroz junto com a suã cozida. Use 4 xícaras do caldo da carne para cozinhar o arroz. Sirva bem quente.





Doce de banana

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de açúcar cristal
1 xícara (chá) de água
Canela em pau
10 bananas-nanicas cortadas em rodelas (1 cm de espessura)

Modo de preparo:

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo com uma colher e virando a panela até caramelizar. Acrescente água, os paus de canela e misture até ficar homogêneo e em ponto de fio fino. Abaixe o fogo e coloque as bananas. Deixe ferver rapidamente - as bananas devem ficar firmes. Desligue o fogo e sirva polvilhado com canela em pó.

Abacaxi cristalizado

Ingredientes:

1 abacaxi maduro
1 xícara (chá) de água
3 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de açúcar cristal

Modo de fazer:

Descasque e fatie o abacaxi. Bata-o no liquidificador com a água e escorra bem. Em uma panela, coloque o açúcar e o abacaxi batido. Mexa sem parar até o ponto em que o doce desgrudar do fundo da panela. Tire do fogo, coloque em uma assadeira e deixe esfriar. Depois, faça bolinhas com a massa e passe-as no açúcar cristal.

Sem trabalho!

A casca dos camarões sairá com mais facilidade se você despejar por cima água fervente com um pouco de vinagre ou suco de limão.


Arroz com gostinho de camarão.


Ao preparar camarão, guarde as cascas num recipiente fechado, dentro do congelador. Elas poderão ser utilizadas no preparo de arroz. Para isso, ferva, à parte, a água com as cascas do camarão. Depois é só  cozinhar o arroz nessa água que ele ficará com gostinho de camarão.


Camarões saborosos!

 Empane os camarões em mel e depois passe na farinha de rosca. Frite em bastante óleo.
 Eles ficarão com um sabor especial.


Sal no bacalhau?

Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo.
A farinha absorverá todo o sal.


Para o seu peixe não grudar

O peixe assado não grudará na fôrma, nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.


Bolinho de mandioca com carne-de-sol

Ingredientes:

5 mandiocas médias
1 colher (sopa) de tempero caseiro (receita neste blog)
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 cebola pequena picada
1 colher (sobremesa) de manteiga
Pimenta malagueta a gosto
1 ovo inteiro
2 colheres (sopa) de queijo minas ralado
1/2 kg de carne de sol ou charque cozido e desfiado
 Farinha de trigo (para a massa, se necessário e para passar os bolinhos)
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioca e passe no processador ou amasse ainda quente. Acrescente o tempero caseiro, a salsinha, a cebolinha, a cebola, a manteiga, a pimenta e sove. Adicione o ovo e o queijo à massa e, se necessário, misture um pouco de farinha de trigo para dar consistência. Molde os bolinhos e recheie com a carne-de-sol. Passe na farinha de trigo e frite em óleo quente.



Virada picante

Ingredientes:

400 g de linguiça artesanal (de frango ou de porco)
1 colher (sopa) de óleo
2 xícaras (chá) de cebola roxa cortada em cubos
2 colheres (sopa) de molho bobo

* Molho bobo:

3 Pimentas calabresas moídas (ou malagueta fresca)
Salsinha e cebolinha a gosto
4 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Faça o molho bobo: Amasse a pimenta com um garfo em um recipiente apropriado. Acrescente os demais ingredientes e misture. Reserve.
Frite a linguiça e reserve. Doure a cebola no óleo por aproximadamente 4 minutos, mantendo-a crocante. Coloque a cebola sobre a linguiça e cubra com o molho bobo.

Dica: Sirva com pão francês.


Caldo de mocotó

Ingredientes:

1/2 xícara de óleo
4 xícaras (chá) de cebola bem picada
1/2 xícara (chá) de alho bem picado ou socado
4 patas de boi limpas e já cortadas (mocotó)
1/3 de xícara (chá) de sal
4 pimentas de cheiro amassadas
2 xícaras (chá) de salsinha e cebolinha picadas
6 tomates maduros, muito bem picados (com semente e pele)
2 xícaras (chá) de pimentão verde bem picado
Cheiro verde para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela grande, coloque o óleo e doure 3 xícaras de cebola e o alho. Em seguida, coloque o mocotó e deixe fritar até dourar. Acrescente o sal, as pimentas, a salsinha e a cebolinha, mexa bem. Cubra com água e cozinhe até que o tutano e a pele soltem dos ossos. Desligue o fogo. Retire os pedaços de tutano e a pele, separe o caldo e reserve. Descarte os ossos e pique o tutano e a pele. Reserve.
Coloque os tomates, a cebola restante e o pimentão em uma panela e refogue até ficar pastoso. Acrescente o mocotó, a pele e o caldo reservados. Cozinhe em fogo baixo até o caldo engrossar. Prove o tempero e corrija o sal, se necessário. Decore com o cheiro verde na hora de servir.



Caldo de Jerimum

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo
1 colher de tempero caseiro (veja receita neste blog)
1 e 1/2 kg de abóbora (jerimum) bem madura, descascada e cortada em cubos
Sal a gosto
1 xícara de creme de leite
Salsinha e cebolinha para decorar.

Modo de preparo:

Coloque o óleo em uma panela e doure o alho. Em seguida, refogue a abóbora e depois cubra com água. Acrescente o sal e deixe cozinhar por alguns minutos, até a abóbora ficar mole. Retire a abóbora e reserve o caldo. Bata a abóbora no liquidificador. Misture a abóbora batida ao caldo reservado. Acrescente o creme de leite somente na hora de servir.

Dica: Não exagere na água. Assim o caldo fica mais grosso.


Caldo de feijão

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de feijão vermelho cozido com caldo
1/4 de xícara (chá) de alho em pasta
2 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto
1/2 xícara de bacon ou toucinho defumado frito em cubos
Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Bata o feijão no liquidificador. Reserve. Em uma panela, esquente o óleo e refogue o alho. Adicione o feijão batido e tempere com sal. Sirva em canecas, acrescentando o bacon e polvilhando salsinha e cebolinha.


Rabada do engenho

Ingredientes:

1 rabo de boi
sal com alho
200 g de bacon
200 g de linguiça calabresa desmanchada
cheiro verde
folhas de louro
água

Como fazer:


Cortar o rabo de boi em pedaços e limpar bem. Escaldar com água fervente. Numa panela grande frite o bacon, a linguiça e sal com alho e cheiro verde. Adicione os pedaços da rabada e coloque o molho de tomate e folhas de louro. Coloque água até cobrir, acerte o sal e deixe cozinhar em fogo baixo por três horas. No fogão a lenha fica melhor. Quando amolecer, sirva quente.


sábado, 26 de abril de 2014

Mungunzá Salgado

Ingredientes:

01 pacote de mungunzá de 500g (milho de canjica amarelo)
01 linguiça calabresa cortada em rodelas
01 paio (tipo de linguiça) em rodelas
500 g de costelinha de porco dessalgada
500 g de carne de charque dessalgada
Tempero misto a gosto
Colorífico a gosto
01 cebola picada
5 dentes de alho picados
02 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta

Modo de Preparo:

Primeiro coloque o mungunzá de molho de um dia para o outro, para que fique macio.

Aqueça em uma panela a manteiga, e refogue o alho com a cebola e as carnes temperadas com o tempero misto e o colorífico, refogue bem e acrescente água até o limite das carnes. Deixe cozinhar por em média 30 minutos.

Agora acrescente o mungunzá e coloque mais água para o cozimento, se for necessário vá acrescentando água durante todo o cozimento até que os grãos de mungunzá estejam macios.

Não esqueça de corrigir o sal e a pimenta do reino.


Canja de galinha

Ingredientes:
.
1 peito de frango grande sem pele e sem osso
Alho e pimenta-do-reino para temperar
1 colher sopa de óleo
1 xícara de arroz agulinha
2 batatas medias raladas, ralo grosso
2 cenouras médias raladas, ralo grosso
2 caldos de galinha
1 xícara de cheiro verde picado
1 xícara de hortelã picadinha
2 tomates maduros picados
2 cebolas picadinhas
1/2 pimentão pequeno picadinho
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Água o suficiente
.
Modo de preparo:

Em um panela de pressão doure a cebola no óleo
Junte o frango picado já temperado, deixe refogar
Junte os tomates, o pimentão, o caldo de galinha, o arroz lavado, as batatas, as cenouras, o extrato de tomate, o cheiro verde a hortelã e a água

Prove o sal, se preferir acrescente mais, tampe a panela deixe cozinhar por 20 minutos


Lobozó

Ingredientes:

1 colher (sopa) de banha de porco
3 dentes de alho socados
1 abobrinha pequena picada
4 jilós com casca picados
1 colher (chá) de sal ou ao seu gosto
3 ovos
1 xícara de água quente
1 xícara de farinha de milho
80 gr. de queijo minas curado picado
cebolinha verde picada

Modo de fazer:

Coloque a banha numa frigideira ou panela, leve ao fogo, junte o alho e deixe até começar a dourar. Junte a abobrinha, o jiló e o sal e vá refogando, mexendo de vez em quando, juntando um pouco da água quente a farinha sempre que necessário, até os legumes ficarem bem molinhos, sem caldo na panela (cerca de 10 minutos). Prove o sal e corrija, se necessário, lembrando que ainda vão entrar os ovos e a farinha. Coloque os ovos inteiros por cima e espere um minuto antes de mexer devagar para que se incorporem aos legumes e cozinhem em pedaços. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo com delicadeza. Quando a mistura estiver homogênea e bem quente, tire do fogo e acrescente o queijo e a cebolinha.
Misture com cuidado e sirva como acompanhamento ou prato único.


Rosquinha frita da roça

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de margarina
¾ xícara (chá) de açúcar
1 ovo
2/3 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de noz-moscada em pó (opcional)
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Óleo para fritar
Açúcar e canela em pó para polvilhar.

Modo de Preparo:

- Em uma tigela, bata a margarina com uma colher até ficar mole.

- Junte o açúcar, o ovo e alterne o leite com os ingredientes restantes.

- Se não ficar consistente, adicione mais farinha.

- Abra a massa com um rolo, corte em rodelas e recorte um círculo no centro de cada uma delas.

- Frite em óleo quente, deixando dourar por igual.


- Retire do fogo, deixe escorrer em papel toalha e polvilhe com a canela em pó e o açúcar.


Broinha de fubá

Ingredientes:

2 xícaras de chá de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de café de erva-doce
3 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de chá de fubá
3 ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de café de fermento em pó
margarina para untar.

Modo de Preparo:

Ferva o leite com o açúcar, o sal, a erva-doce e a margarina. Despeje a mistura sobre o fubá, numa tigela. Deixe esfriar e junte os ovos, um a um, mexendo muito bem. Por último acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento. Misture tudo muito bem e separe a massa em 10 partes, arredondando-as. Ponha no fundo de uma xícara de chá um pouco de farinha de trigo, coloque dentro dela uma das partes da massa e chacoalhe-a para ficar bem enfarinhada. Depois achate-a um pouco com as mãos. Faça o mesmo com as outras partes. Leve-as ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que as broinhas estejam coradas.




Arroz caipira com linguiça

 Ingredientes

. 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
. 1/2 cebola picada
. 2 dentes de alho amassados
. 2 xícaras (chá) de arroz
. 2 tomates sem pele e sem sementes picados
. 300 g de linguiça calabresa picada
. 150 g de paio em fatias
. 4 xícaras (chá) de água fervente
. 3 xícaras (chá) de repolho cortado em tiras finas
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. Salsa picada a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite, frite a cebola e o alho. Refogue o arroz, junte o tomate, a linguiça e o paio. Acrescente a água, misture o repolho, tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe em fogo brando com a panela tampada pela metade. Desligue o fogo, deixe descansar por alguns minutos. Com um garfo, solte o arroz e transfira para uma travessa. Salpique a salsa e sirva.


Dica: Substitua o repolho por escarola cortada em tiras. Se preferir, utilize outro tipo de linguiça.


Galinha caipira com aipim

Ingredientes

2 kg de galinha caipira cortada em pedaços
2 litro de água fervente
3 colheres (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de óleo
5 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
1 colher (sopa) de colorau
3 folhas de hortelã
5 folhas de alfavaca (ou manjericão)
Sal a gosto
1/2 kg de aipim cozido em pedaços

Modo de preparo:


Numa tigela coloque a galinha caipira cortada em pedaços e despeje um litro de água fervente junto com o vinagre (para tirar o cheiro de galinha) e já escorra. (Despreze esta água com vinagre). Numa panela em fogo médio coloque o óleo e refogue os dentes de alho amassados com a cebola picada. Junte o colorau, as folhas de hortelã e de alfavaca (ou manjericão) e tempere com sal a gosto. Depois de uns 5 minutos coloque os pedaços de galinha e mexa bem. Deixe fritar no tempero por uns 10 minutos e vá juntando um litro de água fervente, aos poucos, até que a galinha esteja cozida (+/- 15 minutos). Numa outra panela pegue um pouco do caldo de cozimento da galinha, acrescente a outra metade da cebola e o aipim cozido em pedaços e refogue por 3 minutos. Para servir, junte os pedaços de galinha cozidos no aipim cozido e refogado e sirva com arroz, feijão, salada de folhas e farofa com arroz, feijão, salada de folhas e farofa.

Pão de queijo mineiro.

Ingredientes:

400 gr de queijo minas curado ralado
2 kg de polvilho azedo
2 copos de água
2 copos de óleo (não muito cheios)
2 copos de leite
2 colheres (sopa) de sal
16 ovos
* Um pouquinho de água para sovar o polvilho

Modo de preparo:

Ligue o forno em temperatura entre 200°C e 250°C.
Em uma panela preparar o escaldo com a água, o leite, o óleo e o sal. Deixe ferver.
Enquanto o escaldo ferve, jogue um pouquinho de água sobre o polvilho e esfregue com as mãos.
Depois que ferver, virar o escaldo sobre o polvilho. Misturar bem com uma colher. Deixe esfriar.
Rale o queijo minas curado.
Juntar os ovos à massa. Amassar com as mãos até o polvilho desaparecer, acrescente o queijo e continue amassando.
Para encontrar o ponto, pode-se acrescentar aos poucos, mais um bocadinho de água morna ou leite.
Quando estiver no ponto, esfregar um pouquinho de óleo sobre a massa para não ressecar.
Molhe as mãos no óleo e enrole os pães de queijo no tamanho desejado. Leve ao forno, num tabuleiro bem separado um do outro.


Moqueca de camarão e peixe

Ingredientes:

 1/2 kg de camarão
 1/2 kg de peixe (pode ser Vermelho, Dourado, ou outro a seu gosto)
 3 tomates maduros
 Coentro
 1 cebola grande
 1 limão
 Sal a gosto
 Pimenta a gosto 
 200 ml de leite de coco 
 3 colheres de sopa de azeite de dendê

Modo de preparo:

Lave bem os frutos do mar e coloque-os em uma frigideira. Depois, triture o tomate picado junto com coentro e o sal e tempere os mariscos. Bata a cebola no liquidificador com o leite de coco e despeje na frigideira junto com uma quantidade de água equivalente a meia garrafa de leite de coco. Logo depois, esprema o limão. Acrescente o azeite de dendê e leve ao fogo por mais ou menos 15 minutos. Quando perceber que o coentro está ficando com a cor mais escura, verifique se o peixe e o camarão já estão cozidos, e então pode desligar. 



Molho de pimenta

Ingredientes

10 pimentas vermelhas (dedo de moça) sem sementes lavadas
3 folhas de louro
3 cravos da índia
1 cabeça de alho pequena
1 cebola
sal a gosto
1 xícara de óleo
2 xícaras de vinagre
1 pacote de molho de tomate ao sugo
1 pitada de açúcar

Mode de preparo


Bater todos os ingredientes no liquidificador. Colocar em frascos e conservar na geladeira.


Bolo de laranja da Malu

Ingredientes:

4 Ovos
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de suco de laranja
2 xícaras de trigo
1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo:

Na batedeira, bater as claras em neve. Sempre batendo,adicione o açúcar aos poucos. Em seguida coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando  a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata muito bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24 cm bem untada e enfarinhada. Dê algumas batidinhas no fundo da forma e leve para assar em forno preaquecido 180°C por cerca de 35  a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar.

Enquanto isso prepare a calda:

1 xícara de suco de laranja coado
1 xícara de açúcar
Casca de 1 laranja cortadas em tirinhas (tente cortar sem a parte branca)

Coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo forte e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.


Tempero caseiro

Ingredientes:

2 kg de cebola
6 cabeças de alho
1 colher (sopa) de sal
1/2 maço de salsinha

Modo de preparo:

Descasque tudo e bata no liquidificador.
Coloque em um vidro esterilizado e leve à geladeira.
A duração é longa e não estraga.

Dica: Pegue o alho solte os dentes e coloque numa travessa com água até cobrir o alho, descasque no outro dia, fica mais fácil de descascar e não queima a mão.


Peixe macio e saboroso?

O leite deixa o peixe macio e saboroso. Se o peixe for fresco, deixe-o de molho por alguns minutos no leite antes de temperar. Se o peixe for congelado, descongele diretamente no leite: ele ficará com sabor de peixe fresco.

Peixe fresco?

Para saber se um peixe está fresco, observe os seguintes detalhes: ele deve ter olhos e escamas brilhantes, guelras bem vermelhas e carne rija, resistente a pressão dos dedos.


Sabor ao peixe.

Para dar um sabor especial ao peixe, deixe-o mergulhado no leite antes de fritar.


Molho de tomate caseiro

Ingredientes:

- 8 tomates maduros (de preferência orgânicos)
- 1 cebola cortada em pedaços grandes
- azeite de oliva extra virgem
- 1 colher de café rasa de sal
- 1 ramo de manjericão fresco orgânico


Modo de preparo:

- Corte os tomates em 4 partes e retire as sementes.
- Em uma panela, refogue as cebolas cortadas em pedaços grandes, com um fio de azeite
- Acrescente os tomates, o manjericão e o sal, e deixe cozinhar por 15 minutos em panela tampada e fogo baixo
- Retire do fogo e bata tudo no liquidificador com 30 ml de azeite extra virgem

- Pode ser armazenado em um pote de vidro na geladeira ou em uma forma de gelo no congelador.

.

Tainha na telha.


ingredientes:

1 kg de filé de tainha
2 cebolas grandes
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
100 ml de leite de coco
2 tomates maduros
5 batatas
salsa a gosto
cebolinha a gosto
coentro moído ( na hora )
açafrão a gosto
Sal a gosto
50 ml de azeite de oliva
Pimenta de bico a gosto

Como fazer:

Refogue todos ingredientes cortados em cubos( menos a tainha ), formando um molho
Coloque na telha em camadas - ingredientes x tainha x ingredientes, terminando com o molho ( que deve ser o suficiente para cobrir tudo )
Coloque a forma de telha, ou no forno ou no fogo de brasa por aproximadamente 60 minutos.

Sirva com arroz branco e batata palha e salada de mariscos a vinagrete.


Macarrão Caipira

 Ingredientes:

1 pacote de Macarrão
500g de carne de sol
2 cebolas fatiadas 
Salsinha picada
1 tomate picado
½ pimentão picado
5 gomos de alho picados
500ml de leite
6 colheres (sopa) de manteiga
1 caixa de creme de leite
1 colher (sopa) de amido
 sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o Macarrão e reserve. Aqueça a manteiga e coloque para refogar a cebola com o alho. Acrescente a carne e frite bem. Quando a carne estiver bem frita acrescente o leite misturado ao amido e a salsinha Quando tudo estiver bem cremoso Coloque o pimentão e o tomate. Misture o espaguete cozido com o molho.



Carne seca com maxixe

Ingredientes:

½ kg de carne seca
½ kg de maxixe cru
Pimentão picado
Cebola picada
Dentes de alho amassados
3 Tomates picadinhos
Cheiro verde a gosto

Modo de Fazer:

Afervente a carne cortada em cubos na panela de pressão para amaciar e tirar o sal e reserve
Escalde o maxixe previamente raspado com uma faca e cortado em X, não corte ate o fim para não desmanchar depois de cozido, depois de escaldado reserve.

Em uma panela doure o alho, a cebola e o tomate e o azeite em fogo médio ate dourar, em seguida acrescente a carne de charque (Carne seca), maxixe e pimentões, e deixe apurar por uns 10 minutos, se gostar coloque cheiro verde, desligue o fogo e sirva em seguida.


Farofa Mineira

Ingredientes:

100 g de manteiga com sal
3 dentes de alho
1 cebola média picada
100g de bacon
100g calabresa picada
2 ovos
3 colheres (sopa) de salsinha
3 xícaras de farinha de milho amarela
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque em uma frigideira funda com manteiga e frite o bacon e a calabresa e deixe dourar. Depois coloque a cebola, espere dourar, e em seguida o alho. Coloque os ovos e vá mexendo até ficar com textura de ovo mexido.

Em seguida coloque a farinha de milho, misture a até a farinha dourar, mas cuidado para não queimar, acrescente o sal e a pimenta, por fim coloque a salsinha. Sirva como quiser.


Arroz caipira

Ingredientes:

1 kg de costelinha suína
300g de lingüiça
1 cebola grande
3 dentes de alho
sal e pimenta do reino a gosto
suco de 2 limões
1/2 concha de gordura ou óleo
3 xícaras de arroz
salsa e cebolinha verde.

Modo de Preparo:


Lave e deixe secar o arroz. Coloque a gordura em uma panela e frite as costelinhas, que devem ser temperadas com sal, pimenta e o limão. Quando estiverem fritas, junte a cebola, o alho e o arroz, deixando fritar bem. Ponha água, tampe a panela e deixe cozinhar. Vá juntando água à medida que for necessário, pois esse arroz deve ficar bem úmido. Em separado, frite a linguiça e quando o arroz estiver quase pronto, junte a salsa a cebolinha e a linguiça. Sirva em seguida


Frango ao molho pardo

Ingredientes:

1 xícara (café) de óleo
1 kg de frango marinado por 3 horas com sal,
 pimenta-do-reino a gosto,
 6 dentes de alho amassados (reservar o sangue do frango em uma vasilha misturada a 1/2 xícara (café) de vinagre)
2 tomates sem pele cortados em cubos
1 cebola cortada em cubos
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
sal a gosto

 Modo de Preparo:

Numa panela aqueça o óleo.
Coloque o frango temperado e refogue até dourar
Abaixe o fogo e acrescente o tomate, a cebola, a salsa, a cebolinha, tempere com sal e pimenta e refogue por cerca de 5 minutos
Misture o sangue do frango (reservado com vinagre) e cozinhe por aproximadamente mais 30 minutos.


Sugestão: sirva acompanhado de arroz branco e couve refogada


Angú mineiro

Ingredientes:

2 xícaras de chá de água
4 colheres de sopa bem cheias de fubá
Sal à gosto

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver e adicione duas colheres de fubá. Mexa, em círculos, com colher de pau e deixe cozinhar até que se forme um mingau. Quando cozido, acrescente o sal e o restante do fubá aos poucos, mexendo sempre até que o angu fique bem cozido e soltando do fundo da panela.



Guisadinho de moelas

Ingredientes:

 1 kg de moelas de galinha (se forem caipiras, melhor)
 1 colher (sobremesa) de sal
 4 dentes de alho muito bem picados
 Pimenta-do-reino a gosto
 1 colher (chá) de curcuma (açafrão da terra)
 Gotas de vinagre
 50 ml de banha de porco
 2 cebolas raladas
 1 litro de caldo de galinha

Modo de Preparo:

Tempere as moelas com sal, alho, pitada de pimenta-do-reino, o açafrão da terra ralado e o vinagre. Em panela robusta, aqueça a banha, doure a cebola e acrescente as moelas. Tampe a panela e deixe cozinhar até que o líquido que se formou seque completamente. Acrescente aos poucos o caldo de galinha e vá cozinhando até as moelas ficarem macias e com caldo espesso.




Polenta a bolonhesa

Ingredientes:

05 xícaras de água
02 colheres (sopa) de óleo
03 tabletes de caldo de galinha
01 xícara de fubá mimoso ou pré-cozido
Fatias de mussarela
Molho à bolonhesa (carne moída com molho)
Queijo ralado

Modo de preparo:


Ferva a água com o óleo. Junte o caldo de galinha e deixe dissolver bem. Adicione o fubá e mexa por 20 minutos. Despeje parte em um refratário e coloque a mussarela. Cubra com o restante da polenta e despeje o molho bolonhesa. Polvilhe queijo ralado e sirva.


Torresmo a pururuca

Ingredientes:

1 kg de torresmo em cubos (panceta ou toicinho)
Sal
1/2 copo de óleo

Modo de preparo:

Tempere os torresmos com o sal e deixe descansar por uns 15 minutos
Coloque um pouco de óleo numa panela e quando estiver quente, coloque os cubos do torresmo
Tampe a panela para não emporcalhar o fogão
Com uma colher de pau vá mexendo de vez em quando para não grudar um torresmo no outro
Eles vão soltar mais gordura ainda e quando estiverem opacos, com cara de que estão fritos, desligue o fogo, retire daquela gordura os torresmos e coloque-os na geladeira para esfriar
Reserve a gordura
Quando os mesmos estiverem frios (não gelados), esquente a gordura novamente e quando estiver frigindo, coloque de volta os torresmos e vá mexendo até eles pururucarem
Retire após e coloque em um recipiente com papel toalha
Ficam tão sequinhos que quase nem sujam o papel toalha
Comprove.

Obs: A gordura que sobrou, guarde e prepare arroz com ela.




Arroz doce

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz
4 xícaras(chá) de água
1 lata de leite condensado
½ litro de leite fervendo
Canela em pó

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz em fogo baixo até a água secar totalmente.
Acrescente então, o leite e o leite condensado, misture bem com uma colher e apague o fogo, coloque o arroz doce em tacinhas.
Espalhe um pouco de canela em pó, deixe esfriar um pouco e leve à geladeira.



Seu peru mais crocante!!!

A carne de Peru ficará crocante e com sabor mais apurado se você pincelar com mel depois de assar.

Para cozinhar mais rápido!

Para que o frango ou galinha caipira cozinhem mais rápido, basta adicionar meio copo de cerveja clara ao cozinhamento!